sexta-feira, 8 de maio de 2009

This life is lived in perfect symmetry


Não estava tão empolgada a ir ao show do Keane, mal sabia se ia ou não, meio que resolvi de última hora. Ainda havia ingressos para meia entrada e decidi ir com minha amiga Jac. Gostava de algumas músicas deles, ouvia sempre o novo cd e achei que seria legal assistir ao show, gosto das músicas deles, acho-os bem talentosos. E mal tinha ideia (ai, me acostumar com ideia sem acento tá difícil!!!) do sucesso e tanto de fãs que eles têm por aqui.Como ouço muito pouco rádio, não sabia que as músicas deles são hits, pra mim são hits do meu pc e aparelho de som em casa, ou entre meus amigos fãs de britrock/pop.Cheguei no Credicard Hall já era quase 18:30 h, a fila era gigante.
Lembrei que há quase 9 anos assisti ao Blur ali e nunca mais estive novamente por lá - todos os demais shows que fui, foram em outros locais. Não lembrava a lonjura que é o Credicard, saio de um fim do mundo e fui pra outro... sai de casa não eram nem quatro da tarde...Encontrei Jac e Bruno quase primeiros da fila - tinham chegado por volta do meio-dia... e havia uma grande briga entre fãs.Dois fãs clubes que são rivais, fãs que vieram de outros locais - como
Curitiba - e chegaram bem cedo brigavam.Brigavam porque o fã clube queria passar seus "associados" na frente, claro, quem veio de van de tão longe e chegou cedo não ia aceitar e
gritavam "fã clube, vai tomar no c*!"Vi aquela loucura e fiquei com medo de apanhar, eu só peguei meu ingresso com a Jac e me mandei pro final da fila, eu? encrenca com
aquele povo todo histérico? Nem pensar!Sentei lá no final, que logo deixou de ser final da fila, e fiquei esperando... pensando que depois teria que dar um jeito de encontrar o
povo no final, ainda bem que existe celular!

O famoso chato da fila
Na minha frente uma menina ouvia seu i-pod e na frente dela um cara exibido - o que tinha de gordura era pouco pra exibição da figura - falava em alemão ao celular (nem sempre é bom existir celular rs). Não sei se fazia aquilo só pra se exibir, afinal, falar inglês, mais da metade ali sabia um pouco, vamos se diferentes, né? Vamos pra língua da Nina Haagen!Logo uma amiga do fulano chegou e aí começou o gorducho a falar em plenos pulmões de milhões de shows que foi, de milhões de músicas e o mais lindo de tudo, a breguice da música que ele tinha no celular como
"ringtone": Careless Whispers do Whah!, aquela mesma que o George Michael finge que gosta de mulher no clipe e o Eli Correia usava no rádio como comercial do hidratante Monange por anos a fio...Será que ele queria que ligassem do motel pra ele? rss Acho difícil alguma mulher aturar cara tão exibido... deve ser um grande carente afetivo... não sei como essa amiga o aturava... ela ouvia as babaquices dele e ficava com um sorriso meio amarelo... Porque eu estou mais do que acostumada a "exibido da fila de show" sempre tem um panaca que acha que é a única pessoa da face da terra que foi a shows...
O cara era insuportavelmente chato! E falava alto! Daí começou a imitar meus alunos (e eu que achava que só funkeiro/cohabeiro fazia isso): deixava o celular tocando com as musiquinhas pra ficar contando história de cada uma delas pra amiga...A amiga fazia o mesmo e ainda falou, que tonta!, que tinha música até de Sandjunior no celular... O que eles faziam ali?Acho que eram duas baleias que encalharam ali no começo da marginal e resolveram assistir ao show...A menina do i-pod ficava nervosa, não conseguia ouvir seus sons, os rapazes atrás de mim, riam do cara, falando do tipo "que cara babaca! coitado, só em fila de show se realiza!"O mais difícil de esperar mesmo era isso... fora ele dizer que já tinha ido até em show de axexu e sertanojo - é o típico arroz de festa (com muitas calorias) facinho e que ninguém quer...Se existir um campeonato de babacas, acho que ele ganha de rei momo!Ele superou todos os que já ouvi em filas, um porre! E de whisky paraguaio!

Entrada
Até todo aquele mundo de gente entrar, demorou... e eu continuava a aturar o chato-rei. Quando entrei, tinha desencanado de pegar um bom lugar, imagina, tanta gente na minha frente. Fiquei tranquila, fui ao banheiro, guardei minhas coisas na chapelaria e aí fui pra pista que olhei com encanto e corri: um canto sobrando perto da grade, do lado esquerdo do palco! Eu iria ver o Keane de perto, mesmo que de lado!Acredito que o pessoal não tenha ficado tanto por ali, porque é a entrada dos deficientes físicos. Há um lugar para eles e depois a nossa grade, ou seja, dá um pouco mais de distância do palco, mas pra quem achou que ia ter que pular o show todo pra ver algo, estava maravilhoso aquele local!Agarrei ali pra ninguém me tomar o lugar, ainda fui comprar um coca, mãe e filha do meu lado guardaram o lugar, também guardei pra elas
comprarem cerveja. E ficamos ali, pertinho do palco, esperando. Tentava procurar Jac e Bruno e consegui identificar o Bruno na grade, na frente pro palco, acenava e ele não me via. Ele parecia rezar ali rss com as mãos juntas, agarradas à grade. Até que ele me viu e me mostrou pra Jac, já não estava sozinha, sabia onde ele estavam.

Fresno
A banda de entrada foi o Fresno, disseram ser fãs do Keane, não conheço nada deles, acho que uma música ou outra eu até me lembrei de ter ouvido por aí, mas só.O vocalista dando uma de Tom Chaplin no piano e cantando, foi um vexame, cantou mal pra caramba!Mas tudo bem, fizeram a parte deles, eu sabia que tinha algo pior pra eu aturar dali uns 15 dias: Losermanos na abertura do Radiohead, então, o que era Fresno e seu som aborrecente sem pretensões pra uma bandinha metida a intelectual, salvadora da música brasileira? Melhor ouvir Fresno! Pelo menos são humildes!Tirei fotos da banda pra pôr no orkut, caso algum aluno que fosse fã visse, só pra ficarem com inveja rss (que professora má!)

Expectativa
Quando o rodie colocou um microfone do nosso lado eu pensei "isso vai ser bom!". Afinal, nosso cantinho seria visitado!Um casal do meu lado, tenta me roubar o lugar, com quem foram mexer? O namorado ficou do meu lado e a namorada do outro, querendo me tirar dali, como eu sou osso duro de roer ela teve que se contentar em ficar na frente do namorado, eu não cedi um milímetro pra ela, se cedesse, ela entraria no meu lugar, eu ficaria entre os dois e o brutamontes-orc
ficaria tampando minha visão - vai esperando! Chegasse cedo! rss

...E eis que entra o Keane e o público entra em delírio!Começam com "The Lovers are Losing" do novo cd que acho liiinda!A presença de palco de Tom Chaplin é vibrante, ele pula, canta, parece
se doar ao pública, canta lindamente, sua voz é tão bela como nos cds... Vai a todos os cantos do palco, nos aplaude, vibra pra que cantemos com eles. Parecem alegres em ver as bexigas coloridas e toda a festa que os fãs prepararam para Tom - que tinha aniversariado no domingo (o show foi numa terça, dia 10/03/09). A banda tocava com muita vontade,animados! Lembrei logo do show do Pearl Jam e a vontade, animação e carisma com que tocaram aqui também.Assim como Ed Vedder, Tom Chaplin também arriscou falar em português, muito bem pronunciado, diga-se de passagem.Parecia muito feliz de estar ali, se era encenação, ele é muito bom ator. Diferente da plateia (também sem acento agora) que estava realmente maluca e lotou o Credicard Hall, olhar para trás e ver o Credicar lotadaço, o pessoal todo em pé cantando e dançando com a banda, foi lindo! Foi emocionante! Incrível! Só tinha visto uma cena assim no primeiro show do U2 aqui!
Ouvir as famosas como Everybody's Changing ou This is the last time foi incrível, mas foi arrepiante ouvir "Atlantic", acho liiiinda!!
Aquele clipe em homenagem ao "sétimo selo" é demais!Tom Chaplin tocou pertinho de mim na parte "acústica" do show, que fofo ele estava!Mas a banda todo merece destaque pelo entusiamo e empenho.
Show memorável!


Setlist:
The Lovers Are Losing, Everybody's Changing, Bend And Break, Nothing In
My, Again & Again, Atlantic, This Is The Last Time, Spiralling, Playing
Along, Try Again, Sunshine, You Haven't Told Me Anything, Leaving So
Soon?, You don't see me, Perfect Symmetry, Somewhere Only We Know,
Crystal Ball, Under Pressure (do Queen), Is It Any Wonder? e Bedshaped

Pra guardar na memória:
A deficiente não aguentou ficar sentada assistindo, mesmo com passos vagarosos e difíceis, foi até perto do palco, perto dos seguranças cantar com a banda... fui telespectadora de uma cena memorável... Do quanto a banda é querida por aqui... E fiquei tão sem palavras ao ver
aquela moça fazer um esforço enorme porque o show a contagiou a ponto de fazê-la levantar... Se eu ainda me lembro bem, ela fez isso em "Is it Any Wonder", quase no final do show, acho que ela resistiu ou foi guardando forças para este momento.