antes que passe mais ainda o tempo rss
parte 2
Estive também em uma cidade do interior do estado, Araraquara, passei quase duas semanas por lá.
Não há nada de muito especial por lá, além de Mário de Andrade ter escrito Macunaíma em sua fazenda naquelas bandas, do Zé Celso Martinez ser de lá, além do ??? que fala sempre das famosas coxinhas de Bueno de Andrade (distrito de Araraquara).
Especial para mim é só por ser a cidade onde minha mãe nasceu e permaneceu até mais ou menos os 25 anos. Cansada de trabalhar na cana-de-açúcar, resolver vir para a capital tentar algo melhor, as fábricas recrutavam todo dia gente para trabalhar, todo dia tinha vaga... (que tempo diferente, hein?)
Já contei a história da minha mãe faz tempo por aqui...
A cidade além da cana, vive também de uma empresa que faz suco de laranja. Há a USP e a Unesp por lá, o que também traz benefícios para a cidade.
Durante o tempo que estive lá, percebi que o cheiro da cana queimada ou do que fazem com ela depois, tem um aroma particularmente fedorento! Parece algo como xixi de gato no ar... outras horas parece que o esgoto não funciona bem... eles chamam de "vinhoto" ou "garapão" esse fedor...
Também tem o cheiro enjoado da Cutrale (a tal empresa de suco), um cheiro de laranja nauseante para quem não está acostumado...
Às vezes acho que não conseguiria viver no interior pela falta de opções - principalmente de cinema... mas seria muito mais pelo calor... eu odeio o verão e no interior do estado é muito pior!
Conheci Ribeirão Preto também, dessa vez, que é próximo, 1 hora mais ou menos, e não vi nada demais na cidade... Todo mundo em Araraquara fala de Ribeirão como se fosse o Eldorado...
Só por conta de dois shoppings - um me lembrou o Ibirapuera e o outro o Aricanduva - ou talvez pela USP de lá que tem um campus que fiquei encantada: era uma antiga fazenda e preservaram as "colônias" e toda a parte estrutural, tornaram o lugar peculiar e com um jardim lindo... adoraria ter estudado lá.
Fui novamente a Bueno Comer as famosas coxinhas, agora o lugar está muito fashion, perdeu a graça: tem filas enormes para se comprar, não há lugar vago na pracinha pra comer. Fizeram até um salão para as pessoas comerem... Tem de vários sabores agora (com catupiry, quatro queijos, bacalhau...).
Perdeu aquele ar "bucólico" de lugarzinho pitoresco... virou celebridade... mas a coxinha continua muito boa e enorme!
parte 3
Depois ainda fui para a cidade de Santos que eu não conhecia e tenho que ser sincera: agora sim! Praia Grande Nunca Mais!!!
Não é aquele bando de findomundópolis que vai pra praia com as caixas de som do lado de fora do carro - lembram quando contei isso?
Não é aquela muvuca sem lugar para sentar na praia, andar, aquela multidão que desce e vai se estressar na praia com muito trânsito e fila no mercado, na padaria... etc.
Santos é uma cidade pra valer, tem tudo que se precisa e não se fica "encurralado" dentro de um apartamento sem o que fazer, você tem o que ver e fazer.
Como o aquário da cidade que é muito legal!
Gostei de lá, continuo não entrando na água - além de molhar os pés - a água não é azul, isso dá tristeza, mas pelo menos é um lugar cheio de opções e que findomundópolis e sua sujeira e má educação passam longe!