segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um dia você aprende...

... como diz aquele texto atribuido a William Shakespeare.


Ando aprendendo muito, talvez nunca tenha parado de aprender, mas acho que em alguns momentos estamos mais abertos ao aprendizado ou, na verdade, eu esteja mais "esperta" com as coisas...

As grandes quedas, tombos da vida, servem exatamente pra isso: pra gente aprender e ficar esperta.
Lembro que o maior tombo que levei (e muitos aqui sabem) foi realmente pra arrebentar... E lembro que minha mãe me disse "ainda bem que foi no começo, você poderia ter se decepcionado ainda mais com o passar do tempo" e sim, ela estava certa, eu me decepcionaria muito mais... não só ela disse isso, outros amigos também disseram, mas nada como o tempo para mostrar os fatos, não?
Nada como o tempo para esfriar os ânimos e fazer com que eu visse tudo com mais frieza, perceber melhor as coisas, entender melhor e ver o quanto eu poderia ter me arrebentado de modo ainda pior - e olha que não consigo ver pior do que aqueles meses que passei...


Quando escrevi ainda no outro blog sobre superar e perdoar algumas amigas comentaram falando que nunca fariam o que eu fiz, mas eu precisei, era como um teste pra mim. Eu precisava aprender mais um pouco, precisava como se tirar uma prova das coisas, não sei explicar, mas sei que precisava entender de forma clara.
Claro que não é muito simples, claro que eu às vezes fico meio decepcionada... decepciona mesmo, conferir a "sangue frio" a verdade... principalmente porque a aproximação mexe comigo, não vou mentir, mexe, sim!

E muitas vezes acho que fiz a maior besteira da minha vida! A aproximação faz bater saudade de um tempo que não existe mais e que sei que nunca existirá, só se houver um milagre... um milagre beeem poderoso, daqueles do tipo que só Santo Expedito ou uma nova aparição de Nossa Senhora em Fátima poderia mudar algo (santinhos amigos, não fiquem bravos comigo! me perdoem essa pobre coitada que de joelho rezou um bocado rss desculpem a paráfrase também!). Por tudo que já vivi e conheço, sei que só assim seria possível e ainda desconfiaria dessa mudança...
Tem horas que dói... quem mandou eu mexer na ferida?
Pelo jeito ela não estava cicatrizada, mas não vai ficar ruim de novo...
Eu acho que talvez o que eu senti e vivi nunca se repetirá com a mesma intesidade, é daquele tipo de coisa única que você vive uma vez na vida, que não tem jeito, vai marcar enquanto você conseguir se lembrar quem é... e eu vou me lembrar... com carinho ou com uma ponta de tristeza, de frustração.
Frustração porque poderia ter sido ainda melhor... mas é a velha história das escolhas e talvez sofra pelas escolhas dos outros, me preocupo demais pela escolha dos outros.
Não deveria e não vou mais, vou tentar não me contaminar porque eu sei que tudo que vivemos são as escolhas que fizemos... não dá pra ser diferente, ou você acorda pra vida ou passa ela toda reclamando de como as coisas poderiam ter sido... eu não quero mais reclamar da minha vida.
Eu quero vivê-la.
Eu não quero mais ficar triste pela decisão dos outros: ela não é minha e eu não posso mudar, eu tenho que seguir sempre e ficar, sim, muito esperta e sempre ter isso em mente: não posso mudar minha vida a partir das escolhas que não dependem de mim. As que dependerem que eu possa fazer o melhor possível, principalmente perceber o momento certo das escolhas certas e o restante é tomar cuidado.
É querer o bem dos outros, mas saber realmente que não posso mais contar com eles...
Que eu não posso me enganar outra vez por tudo que já passei... até me lembrei dessa música dos Paralamas:

MESMO QUERENDO/EU NãO VOU ME ENGANAR/EU CONHEçO OS SEUS PASSOS/EU VEJO OS SEUS ERROS/ NãO Há NADA DE NOVO/AINDA SOMOS IGUAIS/ENTãO NãO ME CHAME/NãO OLHE PRá TRáS...

E ver os erros bem vistos, conhecer os passos é tão triste... porque realmente a pessoa não muda e deve agir assim ad infinitum... e dói, dói porque eu gosto demais dessa pessoa e não adianta eu dizer se ela não quer ouvir...

EU QUIS DIZER/VOCê NãO QUIS ESCUTAR/AGORA NãO PEçA/NãO ME FAçA PROMESSAS...

****
Meu Erro (Paralamas do Sucesso)
EU QUIS DIZER
VOCê NãO QUIS ESCUTAR
AGORA NãO PEçA
NãO ME FAçA PROMESSAS...

EU NãO QUERO TE VER
NEM QUERO ACREDITAR
QUE VAI SER DIFERENTE
QUE TUDO MUDOU...

VOCê DIZ NãO SABERO QUE HOUVE DE ERRADO
E O MEU ERRO FOI CRER
QUE ESTAR AO SEU LADO
BASTARIA...
AH, MEU DEUS!
ERA TUDO O QUE EU QUERIA
EU DIZIA O SEU NOME
NãO ME ABANDONE...

MESMO QUERENDO
EU NãO VOU ME ENGANAR
EU CONHEçO OS SEUS PASSOS
EU VEJO OS SEUS ERROS
NãO Há NADA DE NOVO
AINDA SOMOS IGUAIS
ENTãO NãO ME CHAME
NãO OLHE PRá TRáS...