terça-feira, 4 de maio de 2021

Mais descaso na escola...

 Relatei no texto anterior o quanto está difícil trabalhar na minha escola.

Agora com a mudança de coordenador as coisas ficaram extremamente ruins... é muito difícil trabalhar do jeito que as coisas andam.

Depois de todo o descaso do começo das aulas.

Todas as informações são desencontradas, quando há informação sobre algo. Não entrei em greve como disse. Podem me chamar de pelega. Eu tive uma discussão feia com o cara do sindicato - postei no Facebook, mas não aqui, preciso postar aqui pra ficar registrado. Ele é o típico porco de A Revolução dos Bichos, sabe? Então, não achei que deveria estar do mesmo lado que esta figura. E como vi que vieram à escola poucos alunos, decidi continuar. No Estado lhe descontam na hora a sua falta, diferente de meus amigos na prefeitura que recebem o salário estando em greve, então, isso também complica as coisas.

Agora com dois coordenadores e dois vices a escola está pior de quando só um coordenador levava a escola toda nas costas...

Voltamos às aulas depois de 2 semanas de recesso dado pelo governo. Durante esse período ninguém da direção ou coordenação entrou em contato com a gente para dizer como ficariam as coisas na volta. Sei que eles também poderiam não saber porque o governo do estado joga tudo pra última hora também. Decidi do jeito que quer.

Mas não se falou em como seria a volta: deveríamos postar atividades no Google Classroom, whatsapp? Como ficaria a questão das atividades que devem ser postadas e os planejamentos destas aulas?



Só os grilinhos... 

E o pior: alunos e mães perguntando várias coisas nos grupos do Whatsapp e você sem saber responder e NINGUÉM da direção ou coordenação respondiam. Só a professora que é mediadora explicava algumas coisas, mas nem ela sabia exatamente como iria tudo acontecer.

Voltam às aulas e as apostilas que pedi para a vice direção e a coordenação que faltaram pras minhas turmas buscarem mais na Diretoria do Ensino ou sei lá como não apareceram. Disseram que procuraram, mas nada.

Alunos que ficaram sem a apostila não tinham como fazer a atividade em casa sem a apostila! O centro de mídias que transmite as aulas iria reprisar aquelas duas semanas, então, as turmas teriam tempo para fazer o que não tinham feito, desde que com a apostila...

Perguntava várias vezes nos grupos da escola quando foram abertos para podermos conversar, sem sucesso, ninguém me ajudava e ninguém (professores) sabia o que fazer: como seriam as reuniões, que dias, que dias seriam ATPCs, que dias e horários os alunos viriam... 

E O MAIS IMPORTANTE: COMO FICARIAM OS HORÁRIOS!!!

Tentei até falar com a coordenadora da manhã.


Foi só o que ela me respondeu... 

Então, é cada um por si mesmo, né? Ela não pode dar uma informação porque é uma informação do horário em que ela não trabalha... 

Um dia perguntei das apostilas que faltaram para a turma e ela: e que tinha um aluno na escola precisando da apostila para acompanhar pela TV porque ele não tinha internet. Ela: pede pra ele ir e voltar a aula pra ir copiando...

Meu! O menino vê na TV! Como assim voltar a cena? Como assim parar para copiar??? Ela não prestou atenção no que eu disse!

Comecei a ficar muito irritada com toda essa falta de diálogo, conversei com uma professora de outro horário que resolveu falar com o Diretor que disse que queria mudar as coisas com a saída do Coordenador que ficou muitos anos lá e tínhamos "diálogo demais" e ele pediu para que os novos coordenadores e a vice direção fosse mais dura.

Então responder questões da escola era diálogo demais...

Resolvi que pedirei remoção, mas até agora não saiu nenhuma informação sobre isso. Comentei com outra professora que disse também estar considerando fazer isso. E, enquanto conversávamos, o diretor apareceu para dar um oi e ela resolveu conversar com ele. Eu também falei algumas coisas como o ATPC do coordenador que se resume a TODAS  as reuniões a nos ensinar a mexer no Google Class Room... uma ferramenta que usamos desde o ano passado! E quando fiz uma pergunta mais prática ao coordenador ele não soube a resposta e ia procurar saber para me informar e quando disse isso ao diretor, ele tinha a resposta na ponta da língua: era algo simples! Só falar com a GOE (secretária da escola)!

No outro dia, mais desencontro, o vice já antigo na escola mandou dois áudios avisando das reuniões que seriam feitas no dia seguinte. Como o vice tem mania de mandar piada, não ouvi os áudios e, no outro dia, uma outra professora foi me perguntar se eu ia participar da reunião à noite e eu não sabia de que reunião se tratava e aí fui perguntar no grupo. A secretária mandou de volta os áudios pra mim e ouvi e não concordei: como assim uma reunião com o pessoal da tarde no período da noite que não é meu horário e que não tem nada a ver com o período da noite porque somos fundamental 2 e à noite há o ensino regular e o EJA do Ensino Médio?

O que recebi?

Um mandando eu ouvir os áudios e me dizendo que depois reclamamos de falta de diálogo. 

Ah, tá! Dois áudios falando de uma reunião que foi marcada sem saber se todos poderiam naquele dia e horário, não sei antes o vice reclamar da vida (o que ele adora fazer, parece que é mocinha de novela do Manuel Carlos: sofre por nada!). No áudio, ele começava a dizer que tinha voltado de férias naquele dia, que fazia 3ANOS que não tirava férias e que ele merecia (Leiam meu texto anterior em que fala que ele está sempre de férias).  Daí ele marca uma reunião pro período da manhã e outro à noite com EJA e Fund 2.

Eu disse que discordava, ele disse pra eu falar com ele na reunião que ele ia abrir espaço (mas não mudou a data nem horário de uma só para tarde). Disse que já tinha falado tudo que tinha pra falar com o Diretor no dia anterior e ele mas o diretor está de férias! E eu: mas ele esteve na escola ontem e falei pessoalmente. Ele fingiu que não leu, ou não sabe mesmo ler, e disse que se eu quisesse que falasse na reunião. Para não ficar com falta, participei da reunião às 19:30 da noite, muito longe do meu horário, mas não intervi, porque eu já estava me vendo ali como a megera, como fizeram ano passado no caso do Sindicato. 

Outra professora me apoiou e pediu pra eu me acalmar, falou em particular comigo, mas eu disse que não ia falar nada, porque se abrisse a boca seria pior... ainda mais com essa história do vice dizer que não tirava férias há 3 ANOS! Aquilo foi o que mais me irritou! Onde ele estava, então, todas as vezes que perguntei por ele quando precisava da ajuda dele???

Ele começou a reunião falando que todo mundo era adulto e que daria espaço para quem quisesse se manifestar, não queria ninguém virando a cara pra ele no corredor da escola.

Não falei, só respondi via chat da reunião a dois professores da noite que falaram a mesma coisa: o pessoal da tarde é outra realidade. E eu escrevi: foi o que eu disse sobre esta reunião unificada...

Não tive resposta, desliguei antes de terminar porque a professora que me apunhalou nas costas no caso do Sindicato só queria se mostrar, como sempre, sempre tem que falar e fazer a média dela... outros professores da noite também começaram a falar sobre o período da noite. Nada pra mim.

Voltei pra escola e o vice sem férias da novela do Manuel Carlos estava lá: virei a cara SIM! Não sou obrigada a falar com gente mentirosa e metido a esperto, safo! Sempre se safa quando a batata tá assando! 

Ele voltou a postar piadas e figurinhas no grupo dos professores, depois eu estava errada de não ouvir o áudio dele?

Conversei com uma professora que tentou me acalmar, ela está encarregada dos alunos com dificuldades especiais de aprendizagem. Ela me disse que manda mensagens aos coordenadores, eles visualizam e não respondem, ela queria saber quando poderia entrar em contato com os alunos, porque ela já tinha o material pronto para entregar para cada aluno.  Coincidentemente, a mãe de uma destas alunas queria saber sobre exatamente este material e que o atual coordenador não a recebia para saber sobre a questão da filha dela e que o ano passado, com o Coordenador antigo, ela sempre tinha respostas e diálogo. Tapa  na cara, né?

Comentei com a professora e ela me falou que mais à noite entraram em contato com ela no caso desta mesma menina para entregar as atividades. ( na semana de reunião na escola, esta mãe foi à escola pegar o material da filha e foi conversar sobre o caso da filha com o tal novo coordenador). E percebemos que a mãe só teve um retorno e a professora destes alunos só conseguiu fazer esse trabalho (pelo menos com uma aluna) graças a este desabafo da mãe no grupo.

Grupo de Whatsapp dos alunos fica bombando de mãe e alunos querendo saber informações e não obtendo respostas... tudo é largado!

Havia umas provas do governo para serem dadas aos alunos, eles deveria retirar no recesso na escola e mandar por um número de whatsapp a foto com o gabarito feito. Este número seria encarregado de fazer as planilhas. Ninguém sabia de quem era o número, porque queríamos usar as notas nestas provas para fechar o bimestre. A coordenadora me falou que o número era da coordenação e comentei com dois professores que me falaram: que saudade do fulano! (coordenador do ano passado)

Ele faz muita falta porque ele carregava realmente a escola nas costas. Agora com 2 vices e 2 coordenadores não há transparência de nada! Não há informação aos pais, alunos e até para os funcionários. A temível escola próxima que leva nossos alunos embora graças a desorganização da nossa escola já levou 4 dos meus bons alunos pra lá. Os pais cansam, os alunos se decepcionam e nós, professores, ficamos estressados...

Ainda teve o caso dos livros!!

Uma pessoa que cuida da sala de leitura me perguntou (porque eu ajudei a organizar a biblioteca da escola) se havia chegado caixas de livros que outros professores desta parte estavam comentando as entregas e essa pessoa, como responsável, mas está de licença médica, teria que ver e assinar a responsabilidade. 

Eu disse a verdade pra ela: vi as caixas, como sempre, jogadas e abertas debaixo de umas mesas no corredor perto da sala dos professores e que vi que uma das caixas deveria ter 4 livros do Obama e não tinha nenhum e naquela mesma semana tinha visto este livro com um professor. É um catatau! Não tinha como eu não ter marcado o livro e quando vi a caixa sem nada, somei 1+1, mas ainda faltavam 3.

Não disse quem era o professor e ela foi falar justamente com o vice chorão e aí ele disse a ela que não sabia de nada porque estava de...FÉRIAS! E o outro vice ia averiguar a história da falta de livros. Quando fui na escola dois dias depois, a coordenadora da manhã perguntou na sala dos professores se ali tinha alguma caixa de livros, porque tinha sumido os livros do Obama. Ela falou pra mim e mais dois professores na porta da sala, não entrou pra perguntar para os outros, tipo: fiz minha parte! Perguntei! 

Olha, o negócio tá muito feio e não é à toa que fiquei furiosa. Minha mãe disse que me estranhou de tanto nervoso que eu estava, quase tomei um Rivotril pra ver se me acalmava porque eu tremia por dentro de tanto ódio de tanta mentira, falsidade, enganação e falta de responsabilidade... e...

DIÁLOGO!

Estou tentando não entrar nessa "sintonia", mas no grupo de professores sempre o desencontro: qual o horário para esta semana? O mesmo da semana passada? Mudaram as datas do Conselho de Classe, mas vai ter aula nos dias? 

E só cri-cri-cri-cri!

A única palavra do coordenador foi: ah, deixei uns alunos entregarem os trabalhos em papel aqui na escola, mas com essa mudança de data nem vai dar pra ajudar a fechar as notas...

tá phoda!