terça-feira, 4 de maio de 2021

Textos sobre escola de 2020

 Do Twitter e Facebook

20 de janeiro

Esta é a grande inovação nas escolas estaduais de São Paulo: lousa branca! Saímos da era giz!!! Uhu! 2020!
Só uma coisa: o canetão, o Sr Bolsodória vai nos dar ou teremos que comprar com nosso ótimo salário?

14 de março

Onde está a professora de História e Sociologia que disse que faz e acontece, fecha escola em paralisação e greve, e estaria com a gente na eleição de representante de escola?

8 de junho

Vontade gigante de chegar no grupo da escola e falar pro palhaço que só posta venda de trambique de tv paga e porcarias afins: aqui não é a 25, meu filho!
Se liga!
Se sua aula (segundo TODOS OS ALUNOS) é ficar de pernas em cima da mesa brincando no celular, eu tenho o que fazer.

18 de junho

Ontem no SPTV2 o apresentador falou com indignação que as escolas particulares já estão com protocolos prontos para quando forem liberadas a reabrir para as aulas e que as escolas públicas não! oh! como assim? não???!!!!
Aí veio um professor de uma universidade particular de ADM falar que repor aulas (escolas particulares) será um gasto menor na vida destes estudantes na vida profissional deles do que o que as públicas estão fazendo, adiando a volta, porque o gasto destes alunos será de sei lá quantos mil reais na vida profissional e yada yada yada...
gente, essas crianças não têm o que comer! algumas moram em abrigos! sofreram violência doméstica, COMO, eu pergunto COMO as escolas públicas vão garantir álcool gel e distanciamento social em escolas lotadas? como vão fazer para ter menos alunos por sala de aula e aumentar a carga horária? como devem fazer as particulares? as particulares querem o dinheiro! ou vocês acham que querem a educação contínua de seus lindos e cheirosos alunos? ah, vá catar coquinho! todo dia ficam lá falando e reclamando das aglomerações pela cidade e acham que tem que reabrir escola? pôr crianças e professores em risco? "ain, mais não estão aprendendo!" eu acho que estão aprendendo mais: eu tenho explicado mais minha matéria via internet do que eu conseguia explicar numa sala cheia com 40 alunos falando ao mesmo tempo e brincando no celular.
não venham com hipocrisia de q estão prejudicando as crianças sem aula, quem estuda em escola pública, q há quase 30 anos de governo tucano é neglicenciada, sabe q tudo foi sucateado há tempos. O q os alunos estão perdendo é o afeto dos amigos e o refúgio que muitos têm na escola

24 de julho

Só acredita na segurança da "volta às aulas com protocolo" quem nunca mais pisou numa escola desde que terminou os estudos...
Na teoria, tem tapete sanitizante, álcool em gel e uso obrigatório de máscara. Na prática, tem um monte de criança com saudade dos amigos se abraçando, incomodada com a máscara e mexendo o tempo todo, tem compartilhamento de lanche sem dar tempo de a professora interferir, tem empréstimo de borracha, tem falta de profissional de limpeza de banheiros a cada uso e não tem sabonete pra lavar as mãos durante todo o tempo. E mais: se não pode brincar, não pode ir pra quadra, não pode parquinho, não pode cantina, não pode e não pode, voltar pra quê? Pra sentar solitário com uma máscara incomodando e só fazer dever!? Escola é mais. Muito mais que sentar longe dos amigos e só absorver conteúdos.
Só acredita em retorno seguro sem vacina quem não sabe o que é escola.
Copiei e colei! Porque amo a Educação, amo as crianças, e acredito que a saúde e o bem-estar tem que estar acima de tudo!
(Regina: não amo assim tão eufórica, né? rs aí eu seria hipócrita e não seria eu rs)

25 de julho
Na novela das 7, a mãe da personagem Elisa, vivida por Marina Ruy Barbosa, prefere acreditar no padrasto do que na garota no caso de assédio sexual, que fez com que a garota tenha fugido de casa e ido morar nas ruas do Rio de Janeiro, com sorte, como é novela, ela acabou sendo descoberta por um agente de modelos e está participando de um concurso.
A briga com a mãe, esta semana na novela, que continua a não acreditar na filha, e a chama de egoísta por dizer a mãe que se ganhar o concurso quer que ela e os irmãos vão morar com a moça e abandone o pai das crianças (que gasta dinheiro em jogos de azar e está com a casa em penhora, bebe e os trata mal), a mãe ainda diz que o ama, que é o amor da vida dela, que a filha quer que ela abandone o homem da vida dela.
O homem que tentou estuprar a enteada, mas que a mãe diz que não, que a garota viu coisas onde não existia e agora quer separar novamente o casal.
Pode parecer tudo muito fantasioso para algumas pessoas, imagina uma mãe defender tanto um canalha. Mas eu posso dizer a vocês que isso é bem até recorrente.
Sim, já vi casos assim na escola, ou de professorxs que contaram que viveram isso em outras escolas.
Filhas que não tiveram a mesma sorte da Elisa e que foram estupradas por padrastos ou os famosos "tios", "amigos" da mãe que veem as filhas como rivais: que consideraram que a filha se "ofereceu" para o marido.
O lado mais fraco fica sem vez, vai morar com parentes se os têm, ou vive na casa da mãe sofrendo violência da mãe e do "tio". Muitas mães fingem não ver e deixam as filhas sofrerem caladas. Uma amiga professora também, já postou um print aqui em que uma mãe (ela apagou nome e foto) pede conselho para "as amiga" dizendo: estou percebendo que meu marido está de olho na minha filha, ela está ganhando corpo, ai, meninas! acho que vou ter que mandar minha FILHA embora! O que eu faço?
E um comentário de uma amiga: "ai amiga, é isso mesmo! manda embora! não vai perder seu homem!"
A filha tornou-se a vilã, a inimiga, a rival, porque de criança, está ficando mocinha, mulher e a mãe não vai dar apoio nessa transformação porque vai "roubar o homem dela".
Infelizmente há muitas Elisas por aí que não encontraram um príncipe Jonata ou Artur para salvá-las.

29 de julho
Nos comentários do #SP1 sobre não voltar as aulas os "tios" das vans, um deles escreveu: professor não quer voltar para aula porque está recebendo e nós que não recebemos há 3 meses?
Amigo, como você vai fazer para levar crianças grudadas umas nas outras na sua van?
Você vai fazer 500 viagens de ida e volta para haver distanciamento social entre elas? Suas ajudantes vão usar máscaras direitinho e lavar toda hora as mãos com álcool gel?
O que vejo em findomundópolis é van passando voando com crianças balançando pra lá e pra cá e ajudante no celular. Criancinha em banco e cinto de segurança de adulto!
Se eu tivesse filhx, elx nunca subiria numa van de vocês!
Então não venha falar de quem realmente está preocupado com as crianças.
Outro cara nos comentários: ain, agora o governo quer jogar a responsabilidade para os pais!
(Porque o Governo quer que os pais decidam se o filho vai pra escola ou não e não haverá falta para quem optar em continuar em quarentena).
Claro que a responsabilidade é sua como pai! Até isso você quer que o governo arque? Com a saúde e segurança do seu filho?
Até nisso vai seu jogo de empurra em não criar seu filho com responsabilidade?
Jogar sempre a responsabilidade de alguém que VOCÊ pôs no mundo?
Você tem que saber se quer arriscar a vida do seu filho ou não.
PORQUE É MUITO SÉRIO! NÃO TEM TRATAMENTO! NÃO TEM VACINA! NÃO SE SABE NADA EFETIVAMENTE SOBRE.
****adicionado*****
E pro tio da Van que tá mais pra Véio da Havan:
Estou recebendo porque ESTOU TRABALHANDO! Quer ver minhas atividades que preparei e mandei para meus alunos? Quer ver o plantão de dúvidas que montei no Whatsapp para os alunos?
Relatórios? Horários de reuniões pedagógicas? Aulas online assistidas?
Tenho tudo aqui.

9 de agosto
Grupo de uma das turmas da escola e mãe manda vídeo de um pai tirando sarro de aula on line. Não vi, só li a legenda e fiz o papel de administradora que não sou:" desculpe, esse grupo é só para aulas. É estritamente pedagógico". Se não cortar agora, já era... sabe como o povo é
SEM NOÇÃO!!!
18 de agosto
Senta que lá vem história...
Já ia escrever textão nos comentários de post de uma amiga aqui.
Ela trabalha com educação infantil que e apegam mais.
Ainda mais crianças pequenas e a maioria a gente sabe só tem o carinho que vem das professoras e do pessoal da escola, elas são as que mais sofrem, mas o problema é ter um "depósito" para essas crianças para que pais, mídia, políticos e até os tios das vans fiquem felizes e não a saúde delas.
Eles falam tanto em recuperar o ano, mas aí chega um aluninho pra mim no 6o ano com fome, que não tem sapato, só um chinelinho e falta porque a roupa molhou na chuva e não tem outra e ele não sabe ler... por que nunca pensaram nesse aluno?
Porque eles não se importam de verdade! NINGUÉM QUER REALMENTE OLHAR A VERDADE!
E eu não estou falando de uma criança no Interiorzão desse país expostas a mais mazelas! Eu falo da "cidade mais rica da nação" do "estado mais rico do país", a "locomotiva que leva o país nas costas" e que eu já nomeei de os burros puxando a carroça. Criticar o professor é muito fácil porque é uma classe fdp desunida.
E entreguista. Por exemplo, o secretário da educação tem feito algumas lives e no chat, professores contratados SEMPRE perguntam: quando teremos direito a isso e aquilo?
E aí o secretário explicou que como contratados seguem o regime dos outros contratados de outras secretarias do estado.
O que todo mundo quer nessa época de pandemia é ser atendido no servidor, o que eles não têm direito, mas aí eu fico me lembrando das paralisações e greves que fizemos e na pauta sempre esteve dar aos contratados o direito ao iasmpe (hospital do servidor) só que MUITAS vezes estas pessoas eram as primeiras a não querer participar nem das manifestações (pois sabemos que pelos contratos eles têm direito, acho, a 2 faltas ao ano).
Muitos criticavam essas manifestações e ouvi professora dizer: eles faltam e a gente nem pode entrar na aula deles porque é paralisação e vai ser reposto o dia. Nem pra eu ganhar o dia...
Então, se prefere ganhar um dia de trabalho, uns 6 reais a aula, do que ter direitos garantidos lá na frente.
E assim segue a educação no "estado quase o mais hipócrita da nação" (a disputa é grande).
Ah! O Iasmpe está na pauta das autarquias a serem "canceladas" pelo Bozodória: todos perdemos.

26 de agosto

Isso me lembrou a frase que um aluno esta usando no Whatsapp (na escola pública estamos usando pra dar aula): "Jesus abênçõe meu caminho". Eu estou com urticária pra responder: você não faz atividade nenhuma de Língua Portuguesa e quer que Jesus faça o que pra você? Pegue na sua mão?

13 de setembro

Senta que lá vem textão...
Estava esperando pra ver a reportagem do Fantástico sobre a volta às aulas. A mídia tem um fetiche sobre isso, já deu pra perceber: TEM QUE VOLTAR ÀS AULAS!
Semana passada, as aulas voltaram no Ceará, e no Jornal Hoje conversaram com uma mãe que levava o filho de QUATRO (4) ANOS para escola e dizia: ah, ele tem que se socializar!!!!
E eu: tem! que se socializar com o coronavírus!!!
Criança de 4 anos tem que socializar, só que pandemia é o contrário disso para TODO MUNDO.
Isso vai prejudicar o filho dela? Bem, deve prejudicar porque claramente ela não aguenta mais o filho, faz o filho, depois quer que os outros criem. É basicamente assim que funciona, pelo menos em 80% por cento dos lares brasileiros (sendo otimista).
Não é a falta de socialização da escola que o prejudicará e sim ser um vetor do coronavírus. E ter essa mãe...
E eu fiquei de olho essa semana nas médias por estados e... Ceará está em alta!! Bingo! Também tiveram alguns cidades que abriram aqui em São Paulo, aí mostram numa escola em alguma cidade a professora de Educação Física com cada aluno no seu quadrado fazendo dancinha e ela de calça MC Hammer! famosa calça kgada! Não, gente, por favor! Acaba mais um pouco com a nosso reputação, né? o Diogo Almeida sempre tira o sarro das professoras de legging e essa me aparece de calça kgada dando aula de Educação Física? VTNC!
Voltando.
Aí toda vez é o mesmo tipo de reportagem com os estudiosos e gente que tem ONG ou seiláoque de educação e nunca pisou numa escola pública (só em escola pública modelo pra pôr os projetos deles em prática e dizer que funcionou, já viram isso? eu já! é bem comum: pegue uma escola central, com alunos fofos e poucos, escola pequena, diretora mão de ferro, professores gado e que não tenha aulas em vários períodos, você vai lá, indicado, por ser uma escola "modelo" e cumpre seu projeto que dá super certo! e apresenta como sua dissertação doutorado e todo mundo lhe aplaude! lindo!).
Esse povo que você vê chique, cheio de livros atrás, muitos professores doutores de universidades quetais (e a de hoje no Fantástico disse que falou com professores do Brasil inteiro que querem voltar a dar aulas, falou como? por internet, né, fofa?), tem uma visão da educação fantasiosa e acham que falando por vídeo conferência por aí está tudo resolvido: que todas as crianças vão respeitadas o distanciamento social quando encontrarem os amigos. Eles já vão vir da rua de casa abraçados aos amigos! Eles NÃO vão querem sentar separados, eles NÃO vão querer usar máscara e parar de falar. PORQUE ELES QUEREM PÔR EM DIA 6 MESES!!!!
Aí a reportagem falou com um pai que disse: "ain, meu filho mais novo já disse que não quer voltar pra escola..."
Eu: que p*rra de pai é você que nem tem controle num moleque? Então é simples, chama o Conselho tutelar e tira guarda. Se não tem controle sobre uma criança ir pra escola, dá a guarda pra outra pessoa! Bunda mole!
Também vi uma reportagem semana passada no SP1 de uma avó que não aguentava mais o neto em casa, que queria que voltasse às aulas porque ele não fazia as lições e repórter perguntou pra ele: você está com saudade da escola?! (repórter com aquela voz de feliz, nossa! que menino bonzinho! quer voltar pra escola!).
O menino meneou a cabeça dizendo que sim e ela, por quê?
Ele: tô com saudade dos meus amigos!
Se não fosse a máscara, você veria uma repórter com cara de tacho.
É lógico que o menino deve ser o cramulhãozinho! E o que ele vai fazer na escola? Pensa comigo: querer aprontar! E como você vai fazer com ele e os "amigos" ('os parça') da figura? Vai dar aula ou vai ter que ver o que ele faz pra manter a circulação de coronavírus pela escola?
Queria essas tias das associações, ONG de "escola feliz e perfeita" ir trabalhar no meu lugar pra elas verem o que é verdade e rasgarem as teses de doutorado delas, não sei se servem nem pra reciclagem aquelas
💩💩💩💩💩💩
Um professor que trabalhava comigo dizia: "filho é igual peido, cada um só aguenta o seu", mas a gente tem visto que não é assim rs
Posso dar os créditos? rs