segunda-feira, 4 de maio de 2009

Isso pode?

Estava no trem quinta-feira de manhãzinha, já esperava não sentar mesmo aquela hora da manhã...
Algumas pessoas fazem o seguinte para sentar, pegam num estação e voltam até Fimdomundópolis, assim, como o trem pára ali e volta, elas ficam sentadas...
Havia um grupo de adolescentes sentados que, claro, não levantaram em Findomundo, devem ter pego na estação anterior para irem para escola sentados. Estavam com o uniforme da escola a E.E.São Paulo, que fica lá no Parque Dom Pedro.
Quem não tem dinheiro pra escola particular e quer que seus filhos não fiquem, vamos dizer, 'expostos' (numa escola como a minha) vão para escolas no Tatuapé, Penha ou até mais longe - como neste caso.
Os adolescentes eram negros e logo pela conversa descobri que uma das meninas era irmã de um dos meninos (eram 2 duas meninas e 2 meninos).
Ele tratava a irmã da seguinte maneira enquanto ela se maquiava no trem (prática comum, a pessoa sai atrasada de casa e faz até a unha no trem):

- Não adianta nada, sua macaca! Não vai ficar bonita! Com essa sua cara de 'nêga feia'!

Ela reclamava (aquela coisa de irmãos brigando)
O outro garoto se referiu a esse da seguinte forma:

- Olha seu beição! (e se matava de rir!)

A irmã do garoto ofendido respondeu:

- E o seu beiço não é muito menor, né?

Riam dessas "gracinhas" racistas feitas por eles mesmos...
E aí? Isso pode?
Negro "xingar" outro negro com palavras racistas?
E se eu, branquela, falasse isso?
Eu não posso porque não sou da mesma etnia, mas quem é da mesma etnia pode se referir um ao outro de modo tão baixo?
Eles deveriam dar o exemplo, indo estudar num lugar que acham que seja melhor e com pais que acham isso, deveriam dar uma educação contra o preconceito. Quando mais eles próprios se referem a si mesmos assim, quem terá respeito por eles?
Eu não sou preconceituosa, não me refiro assim às pessoas, mas se elas mesmas se referem, o que adianta tanta luta contra racismo e Dia da Consciência Negra?
Cadê a consciência?